Free cookie consent management tool by TermsFeed
imprimir

Arquitecturas de autor

Arquitectura contemporânea: edifícios de autor e urbanismo de design

A singularidade e o encanto de Santiago foi aumentando ao longo do tempo com a combinação e superposição de estilos de diferentes épocas, que a praça do Obradoiro sintetiza tão bem. As novas acções da época contemporânea enriquecem ainda mais essa imagem acumulativa que define a cidade. Os arquitectos da actualidade, alguns de fama internacional, transformam o espaço urbano tal como no passado o fizeram os canteiros que chegavam de longe.

O património que Santiago de Compostela oferece foi incrementado nas duas últimas décadas com um importantíssimo conjunto de obras de arquitectura contemporânea e de actuações urbanísticas de design, algumas das quais se realizaram na zona monumental, num diálogo com o património histórico que foi merecedor do aplauso internacional.

A importância de Santiago ao longo da história converteu a cidade no centro efectivo e simbólico da Galiza, estímulo ao que as instituições públicas responderam com edificações e desenhos urbanos de qualidade que nos últimos quinze anos se realizaram na cidade, assinados por alguns dos mais importantes nomes da arquitectura contemporânea mundial: Álvaro Siza, Manuel Gallego Jorreto, Giorgio Grassi, John Hejduk, Josef Paul Kleihues, Alberto Noguerol, Andrés Perea, Arata Isozaki, Peter Eisenman, César Portela, Víctor López Cotelo, Albert Viaplana e Helio Piñón, etc.

Algumas das mais relevantes obras contemporâneas podem-se conhecer num percurso que decorre pelos parques perimetrais à cidade histórica, descobrindo ao mesmo tempo surpreendentes perspectivas da zona monumental.